Módulo Mama se concentra em transmitir as bases teóricas dessa prática

Helio_Camargo

Coordenador do Módulo Mama do 19º Congresso Brasileiro de Ultrassonografia da SBUS, Hélio Sebastião Amâncio de Camargo Júnior, diz que um dos pontos altos do programa é a tradicional gincana, onde o plenário interage animadamente com os professores. Médico radiologista, especialista em radiologia mamária, diretor do CDE Diagnóstico por Imagem, em Campinas-SP, colaborador da disciplina de Mastologia da Unicamp, autor de livros e artigos na área e membro da Comissão Nacional de Mamografia (CBR, Febrasgo e SBM), Hélio ainda conclama a toda sociedade que participe a apoie o Outubro Rosa pois qualquer gesto de solidariedade é bem-vindo. Acompanhe a entrevista.

Principais tópicos que serão abordados no Módulo Mama do 19º Congresso Brasileiro de Ultrassonografia da SBUS

O diagnóstico das doenças da mama por ultrassonografia se baseia na detecção de lesões e sua análise. É nisso que o ultrassonografista precisa ter qualidade: enxergar as lesões e saber quem precisa de biópsia. Isso só se consegue com muito treino e estudo. O programa do Módulo Mama se concentra fortemente em transmitir as bases teóricas dessa prática e mostrar muitos, muitos exemplos para que o congressista crie sua biblioteca de memória visual. Um ponto alto do programa é a já tradicional gincana, na qual há uma forte interação dos professores com o plenário. Adicionalmente, estamos levando as novidades da V Edição do BI-RADS e o ponto de vista do mastologista, para integrar o trabalho do ultrassonografista com a realidade clínica.

Mastologia em suas diversas vertentes

A mastologia é uma especialidade em franco crescimento no Brasil, tanto na vertente assistencial como científica. Temos muitas residências de qualidade, grandes especialistas e ótimos cientistas. Quanto às condições de trabalho, são tão heterogêneas quanto o é o Brasil, mas de maneira geral vem melhorando. Existem muitos congressos e os mastologistas têm um grau de atualização muito bom.

Outubro Rosa

A mobilização mundial de pacientes e sociedade civil em torno do Outubro Rosa é um grande sucesso, merece parabéns! Convido a todos a se envolverem na promoção da saúde da mulher. Qualquer gesto será bem-vindo. Solidariedade e até um mero sorriso às mulheres que estão em tratamento. Seriedade administrativa para incrementar as condições de trabalho. Entender a complexidade do assunto e fugir de soluções fáceis e paradigmas absolutos, sempre ouvindo os vários pontos de vista sobre cada tema.

Fonte: Assessoria de Comunicação da SBUS