Trabalhos Científicos

Em breve

REGRAS PARA TRABALHOS CIENTÍFICOS

25º CONGRESSO BRASILEIRO DE ULTRASSONOGRAFIA DA SBUS

17º Congresso Internacional de Ultrassonografia da FISUSAL

27 a 30 de Outubro de 2021

REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
DATA LIMITE PARA ENVIO DE TRABALHOS: 07/10/2021

É com grande satisfação que anunciamos o Regulamento para Submissão de Trabalhos Científicos a serem apresentados no 25º Congresso Brasileiro de Ultrassonografia da SBUS e do 17º. Congresso Internacional de Ultrassonografia da FISUSAL.

DATAS IMPORTANTES:

Limite para envio de resumos e apresentação digital (Painel
Digital)
07/10/2021
Prazo de avaliação dos trabalhos 09/10/2021
Prazo de recebimento do comunicado-convite, via e-mail, para as
apresentações orais (Temas Livres)
11/10/2021
25º. Congresso Brasileiro da SBUS 22 a 30/10/2021

DA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS:

  1. Ler atentamente o regulamento na íntegra.
  2. Os trabalhos científicos serão submetidos por meio de resumos estruturados.
  3. Os resumos que não estiverem de acordo com o regulamento serão reprovados (excluídos).
  4. Preencher a ficha de inscrição no sítio eletrônico https://congresso.sbus.org.br/2023/envio-de-trabalho/ por meio do sistema de submissão de resumos, até o dia 07/10/2021, às 23h59m (horário oficial de Brasília, Brasil).
  5. Não serão aceitas submissões de resumos por outro meio que não seja o sistema supracitado.
  6. Limite máximo de 6 autores por trabalho.
  7. Há limite de até 6 resumos de um mesmo autor ou co-autor, sendo controlado pelo CPF.
  8. A submissão dos resumos deverá ser realizada por um autor inscrito no Congresso, autor responsável pela inscrição, que deve informar seus dados pessoais para cadastro e contato. Este autor se compromete a repassar as informações aos demais autores, além de acompanhar, via e-mail e sítio eletrônico da SBUS, demais informes.
  9. As comunicações relacionadas ao trabalho científico serão feitas através do e-mail registrado na inscrição.
  10. No momento da inscrição deverá ser designado o apresentador, que pode não ser o autor responsável.
  11. Dúvidas podem ser dirigidas através do e-mail congresso@sbus.org.br.
  12. O resumo não poderá ser editado após o envio.
  13. O resumo poderá ter submissão cancelada, pelo autor responsável, até o dia 09/10/2021, às 23h59m (horário oficial de Brasília, Brasil), pelo sítio eletrônico https://congresso.sbus.org.br/2023/envio-de-trabalho/, por meio do sistema de submissão de resumos.
  14. Ao submeter um resumo no sistema, os autores assumem o compromisso de apresentar o trabalho científico, se aprovado, e de cumprir o regulamento na íntegra. Não é possível a troca dos arquivos após envio ao Congresso da SBUS-2021.

DAS ÁREAS DE ESTUDO:

  1. Os trabalhos científicos poderão ser inscritos no congresso caso se enquadrem em uma das seguintes áreas de estudo:
    1. Ultrassonografia Geral
    2. Ultrassonografia em Medicina Interna
    3. Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia
    4. Ultrassonografia Pediátrica
    5. Ultrassonografia Vascular
    6. Ultrassonografia Musculoesquelética
    7. Point-of-care
    8. Ensino em Ultrassonografia
    9. Outras áreas de interesse relacionadas à Ultrassonografia diagnóstica, tais como Bioética e Gestão em Saúde.

DOS TIPOS DE ESTUDOS:

  1. Por ocasião da submissão, o estudo deve ser classificado em um dos tipos
    abaixo:

    1. Trabalho Original
    2. Ensaio Pictórico
    3. Relato de Caso
    4. Revisão de Literatura
  2. Trabalho Original: pesquisa científica original, com metodologia reprodutível por outros pesquisadores, além da apresentação estatística (descritiva e/ou analítica) dos resultados.
  3. Ensaio Pictórico: ou ensaio iconográfico, trabalho científico baseado em imagens e legendas. As imagens devem ser originais, de propriedade dos autores, fruto do seu trabalho cotidiano. Não serão aceitos ensaios pictóricos com imagens de publicações de outros autores.
  4. Relato de Caso: trabalho com descrição de caso de interesse científico, caracterizado pela raridade. Acompanha revisão da literatura.
  5. Revisão de Literatura: pesquisa científica que se caracteriza pela compilação de dados e comparação de resultados de um conjunto de estudos e autores sobre determinado assunto ou tema, levando à reflexão e promovendo o ensino através da discussão. Em se tratando de
    Ultrassonografia, sugere-se incluir imagens e legendas de maneira a ilustrar adequadamente a revisão.
  6. Cada tipo de estudo deve seguir a sua respectiva estruturação
  7. Vale lembrar que todos os trabalhos devem acima de tudo objetivar o avanço das Ciências da Saúde, a educação complementar e continuada de especialistas.

DO RESUMO:

  1. O título deve vir em negrito, em fonte 12 e em caixa alta.
  2. Os nomes dos autores devem vir na seguinte ordem: sobrenome em letras maiúsculas, seguido pelas iniciais dos demais nomes, como no exemplo:
    João da Silva Souza; Lucio Oliveira Almeida, que devem ser grafado como SOUZA, J.S.; ALMEIDA, L.O.
  3. Os textos devem ser redigidos em língua portuguesa, espanhola ou inglesa, em fonte Arial, tamanho 12, espaçamento de 1,5 entre linhas, sem recuo no parágrafo.
  4. O resumo do trabalho científico deve seguir a estruturação recomendada e conter no máximo 350 palavras.
  5. Trabalho Original:
    1. Objetivos;
    2. Casuística e Métodos;
    3. Resultados e Discussão;
    4. Conclusões.
  6. Ensaio Pictórico:
    1. Introdução e Objetivos;
    2. Casuística e Métodos;
    3. Descrição das Imagens, Comentários e/ou Discussão;
    4. Considerações Finais ou Conclusões.
  7. Relato de Caso:
    1. Objetivos;
    2. Descrição do Caso;
    3. Diagnóstico e Discussão;
    4. Considerações Finais ou Conclusões.
  8. Revisão de Literatura:
    1. Objetivos;
    2. Método;
    3. Discussão e Apresentação das Imagens;
    4. Considerações Finais ou Conclusões.
  9. Os trabalhos com registro junto ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde) devem mencionar o número do registro no item “b” das estruturações acima.
  10. As palavras que possam ser abreviadas devem assim ser após uma primeira aparição no texto, com a respectiva abreviatura entre parênteses. Exemplos: Ultrassonografia (US).
  11. Não utilizar negrito, itálico, maiúsculas, etc. para enfatizar palavras no texto do resumo.
  12. Não são permitidos gráficos, tabelas ou imagens no resumo.
  13. Logo após o resumo devem ser listadas até 5 palavras-chave, conforme os Descritores em Ciências da Saúde (http://decs.bvs.br/).
  14. Não é necessário realizar a citação no momento da submissão do resumo.
  15. Os trabalhos que não sejam relacionados à Ultrassonografia e/ou que não estejam de acordo com o regulamento serão reprovados.
  16. No resumo e na apresentação digital é expressamente proibida a identificação de pacientes em exames.

DA APRESENTAÇÃO:

  1. Os trabalhos serão apresentados em duas modalidades: apresentação digital (Painel Digital) e apresentação oral (Tema Livre).
  2. Todos os trabalhos aprovados serão apresentados como painel digital, gerados em PowerPoint e enviados em formato PDF no momento da inscrição, no sítio eletrônico do Congresso.
  3. apresentação digital deve ser estruturada (como o resumo), conter no máximo 15 slides, e deve ser enviada juntamente com o resumo.
  4. As Referências Bibliográficas são obrigatórias e devem ser citadas apenas na apresentação digital em padrão Vancouver. Sugere-se até 5 referências principais.
  5. Sugere-se o uso do template do 25º.Congresso Brasileiro de Ultrassonografia da SBUS e do 17º. Congresso Internacional de Ultrassonografia da FISUSAL de 2021, disponível em: https://congresso.sbus.org.br/2023/template-para-postagem-dos-trabalhos/
  6. É necessário citar a fonte quando as ilustrações utilizadas não forem originais.
  7. Os melhores trabalhos serão convidados, via e-mail, para apresentação oral.
  8. As instruções sobre a apresentação oral (incluindo data e horário) serão enviadas por e-mail no dia 11/10/2021.
  9. O arquivo utilizado na apresentação oral deve ser o mesmo da apresentação digital. Eventuais mudanças não devem alterar a essência da produção científica, sob pena de cancelamento de inscrição.

JULGAMENTO DOS TRABALHOS:

  1. Os trabalhos serão avaliados e selecionados pela Comissão Avaliadora, composta pela Comissão de Temas Livres, que eventualmente poderá ser auxiliada por médicos de indubitável saber;
  2. Os seguintes critérios serão levados em consideração:
    1. Importância do trabalho no cenário científico brasileiro;
    2. Originalidade, contribuição para o avanço da ciência, domínio técnico dos métodos propostos;
    3. Conflito de interesse.
  1. A aprovação do seu trabalho será comunicada via e-mail do autor que efetuou a inscrição dos trabalhos.
  2. Os trabalhos aprovados receberão certificado.
  3. As despesas associadas à submissão e à apresentação do trabalho no evento serão de responsabilidade do(s) autor(es).
  4. Os melhores trabalhos, serão convidados (via e-mail até dia 11/10/2021) para apresentação oral (Tema Livre), ocasião em que serão informadas as normas de apresentação, data e horário.
  5. Os trabalhos premiados podem ser publicados no sítio eletrônico da SBUS.
  6. A SBUS premiará, com certificado, o primeiro, segundo e terceiro lugar de cada tipo de trabalho (Trabalho Original, Ensaio Pictórico, Relato de Caso, Revisão de Literatura).
  7. Os trabalhos inscritos na categoria Relato de Caso serão convidados a exporem na sessão Discussão de Casos Clínicos do site da SBUS: https://sbus.org.br/discussao-de-casos-clinicos-sbus/.

Atenção:
Os trabalhos que se destacaram na avaliação serão convidados a gravar uma apresentação de 5 minutos em forma de tema livre. O responsável pelo trabalho será notificado por e-mail.
Acesse as orientações para gravar o vídeo

CERTIFICAÇÃO:

  1. O certificado de apresentação do trabalho será fornecido exclusivamente em versão digital no sítio eletrônico (área do congressista) sbus.org.br até 30 dias após a realização do evento. Não será fornecido certificado impresso.
  2. Os trabalhos aprovados receberão apenas 01 (um) certificado (disponível na área do congressista).

DIVULGAÇÃO APÓS O CONGRESSO:

  1. Após o Congresso da SBUS-2021, o painel digital (gerados em PowerPoint e enviados em formato PDF) poderá ser divulgado no sítio eletrônico da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia. Os autores devem estar cientes deste modo de apresentação posterior ao Congresso da SBUS-2021.
  2. Os Anais do 25º. Congresso Brasileiro de Ultrassonografia da SBUS e do 17º. Congresso Internacional de Ultrassonografia da FISUSAL de 2021 serão publicados na Revista Brasileira de Ultrassonografia (ISSN: 1679-8953).
  3. À submissão, os autores declaram concordar com as normas deste regulamento.
  4. Casos omissos neste regulamento serão dirimidos pela Comissão de Temas Livres do 25º. Congresso Brasileiro de Ultrassonografia da SBUS e do 17º. Congresso Internacional de Ultrassonografia da FISUSAL de 2021.

São Paulo, 07 de Fevereiro de 2021.
Comissão de Temas Livre do 25º. Congresso Brasileiro de Ultrassonografia da SBUS e do 17º. Congresso Internacional de Ultrassonografia da FISUSAL

Trabalhos Aprovados

lista dos trabalhos aprovados