SBUS: INSTRUMENTO DE DEFESA PROFISSIONAL E ATUALIZAÇÃO CIENTÍFICA

A Sociedade Brasileira de Ultrassonografia (SBUS) tem prevista em seu estatuto as funções primordiais de promover a atualização científica e defesa profissional de seus associados. Para que isso ocorra com êxito, a contribuição da semestralidade que os sócios pagam para a SBUS é fundamental.

De acordo com o diretor-tesoureiro, Rui Gilberto Ferreira, a Sociedade tem basicamente duas fontes de entradas de recursos sendo a mais importante a semestralidade; que no passado já foi de meio salário mínimo, por semestre. Hoje essa contribuição é de R$ 300, sendo que o pagamento antecipado fica por R$ 280 por cada semestralidade.

“A outra forma de sustento da entidade são os patrocínios e inscrições do nosso Congresso Brasileiro de Ultrassonografia, mas a principal fonte de recursos que mantêm a SBUS são os pagamentos das semestralidades, que são cobradas em junho e dezembro de cada ano”, detalha o diretor-tesoureiro.

Portanto, todos os financiamentos de defesa profissional, atualização científica, edição de livros, jornais e revistas científicas; tudo isso é pago pela contribuição do nosso associado (principalmente), patrocínios e inscrições do Congresso Brasileiro de Ultrassonografia.

Desta forma, a contribuição do associado é essencial para o sustento da SBUS; seu oxigênio. “Se tirar esse oxigênio, a nossa instituição passa a não ter condições de subsistir”, por isso é necessário que o colega tenha a consciência de que é importante manter os pagamentos em dia.

FUTURO

Rui Gilberto almeja ampliar, de alguma forma, a verba. Diminuir o valor que cada sócio paga, aumentando o número de sócios. “Hoje somos 5.543 associados, sendo o número de ativos inferior, e o número de adimplentes menor ainda. Num universo de mais de 30 mil ultrassonografistas no Brasil”, detalha.

Ele ressalta ainda que a SBUS é importante pois serve de instrumento de defesa profissional e de atualização científica. “Uma instituição indispensável para o médico que realiza ultrassonografia. Clamo para que eles nos usem em seu dia a dia e que passem a contribuir conosco, fortalecendo assim a entidade”, solicita.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia