Prova de Habilitação em Ultrassonografia: qual a vantagem?

A Sociedade Brasileira de Ultrassonografia (SBUS) neste ano a Prova de Habilitação em Ultrassonografia durante o 22º Congresso Brasileiro de Ultrassonografia. A prova acontecerá no dia 26 de setembro, às 14 horas, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Essa iniciativa vem ao encontro de um tradicional hábito da classe médica brasileira que é a busca de qualificações profissionais, fator determinante na promoção de uma Medicina de qualidade e segura para a população brasileira e mundial. A SBUS, juntamente com a Federação Internacional das Sociedades de Ultrassonografia da América Latina (FISUSAL), tem se preocupado com esta qualificação do ultrassonografista e, por isso, tem se empenhado de forma ímpar na promoção de educações continuadas e demais encontros científicos que visam aprimorar e aperfeiçoar o ato médico da Ultrassonografia.

Neste sentido, a SBUS se une à FISUSAL e dá um passo importante no reconhecimento da Ultrassonografia de qualidade. As duas entidades, por meio da Prova de Habilitação, certificarão os médicos que atuam na área de Ultrassonografia e que forem aprovados nesta avaliação, reconhecendo seus amplos conhecimentos, ou seja, ao ser aprovado, o médico estará respaldado perante a sociedade, perante os convênios e perante a classe médica, reconhecido por duas entidades consolidadas historicamente no âmbito nacional (SBUS) e internacional (FISUSAL) como um profissional médico que exerce a Ultrassonografia de forma íntegra e qualificada. Um mérito que enriquece o currículo do profissional e sua relação com os pacientes e demais envolvidos com a saúde de qualidade em nosso país.

Vale lembrar que esta prova conta com o apoio especializado de equipe multiprofissional de reconhecida qualidade técnica, onde destacam-se ultrassonografistas, radiologistas, ginecologistas, mastologistas, urologistas, pediatras, cirurgiões vasculares, ortopedistas, entre outros.Intenciona-se o incentivo à cultura técnica médica de sócios e não sócios, associados e não associados para que cada vez mais tenhamos, como classe, uma atuação de qualidade na sociedade.

Há que se entender esse dedicado projeto como serviço prestado irrestritamente a médicos que atuam em todas as regiões do Brasil. E para os inscritos, dedicamos os nossos mais sinceros agradecimentos pela confiança e por compreenderem nossas razões.

A Prova de Habilitação da SBUS e FISUSAL não impede que o ultrassonografista realize exames de proficiência. Consideramos que todo médico que atua em Ultrassonografia deva buscar qualificações que honrem não apenas seu currículo, mas seu trabalho qualificado no atendimento à população.

Ressaltamos que a Prova de Habilitação não irá proporcionar o Título de Especialista e nem Certificado de Área de Atuação ao profissional médico para fins de registro perante o Conselho Regional de Medicina no Estado onde atue, mas o certificará da habilitação para o exercício de suas funções de médico ultrassonografista e enriquecerá sobremaneira seu currículo profissional.

Por oportuno, convém registar que a Sociedade Brasileira de Ultrassonografia (SBUS) continuará lutando perante a Associação Médica Brasileira, o Conselho Federal de Medicina, a Comissão Nacional de Residência Médica, o Ministério da Educação, a Câmara Federal e a Comissão Mista de Especialidades, com vistas ao reconhecimento da Ultrassonografia como especialidade médica ou como área de atuação independente.

Por fim, aproveitamos a oportunidade para convidar todos a participarem do 22º Congresso Brasileiro de Ultrassonografia, que ocorrerá entre os dias 26 a 29 de setembro, em São Paulo.

 

Cordial abraço a todos!

 

Comissão de Provas da SBUS

Abrir Whatsapp
Olá, em que posso te ajudar?

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.