Prova SBUS – O que é

Entenda a Prova de Habilitação em Ultrassonografia da SBUS e faça sua inscrição

No dia 23 de outubro de 2022, às 09h, acontecerá a Prova de Habilitação em Ultrassonografia da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia.
Assim como a edição anterior, a Prova acontecerá de forma remota, garantindo segurança aos candidatos e equipe de colaboradores. A realização será em etapa única, de forma virtual, monitorada por fiscal via vídeo em tempo real por meio de browser seguro. Este método garante a idoneidade da prova e está de acordo com as necessidades contemporâneas.

 

Áreas

Esta edição contemplará as áreas de Ultrassonografia Geral, Ultrassonografia Ginecológica e Obstétrica e Ultrassonografia Musculoesquelética. As provas terão questões teóricas e teórico-práticas, com imagem, de múltipla escolha, versando sobre as mais diversas áreas da Ultrassonografia.

 

Qualificação Profissional

Essa iniciativa vem ao encontro de um tradicional hábito da classe médica brasileira que é a busca de qualificações profissionais, fator determinante na promoção de uma Medicina de qualidade e segura para a população brasileira e mundial.
A SBUS, juntamente com a Federação Internacional das Sociedades de Ultrassonografia da América Latina (FISUSAL), tem se preocupado com esta qualificação do ultrassonografista e, por isso, tem se empenhado de forma ímpar na promoção de educações continuadas e demais encontros científicos que visam aprimorar e aperfeiçoar o ato médico da Ultrassonografia.

 

O que significa este título

A Prova de Habilitação reconhece os amplos conhecimentos dos médicos que atuam na área de Ultrassonografia e que são aprovados nesta avaliação. Um mérito que enriquece o currículo do profissional e sua relação com os pacientes e demais envolvidos com a saúde de qualidade em nosso país.
Espera-se que a oportunidade de prestar a prova de Habilitação da SBUS seja um fator motivante ao estudo e à atualização, cuja contrapartida é a titulação. Toda conquista individual diferencia o “ser” do “estar”. Neste sentido, os aprovados “serão”.
Ainda, refletindo sobre as nossas conquistas individuais, percebe-se o impacto coletivo para a sociedade médica latinoamericana.
A SBUS é uma entidade que representa a Ultrassonografia na América Latina há mais de 25 anos. Certos de que no futuro nossas conquistas serão chaves que abrirão portas, incentivamos nossos colegas a se qualificarem.
A Prova de Habilitação da SBUS e FISUSAL não impede que o ultrassonografista realize exames de proficiência. Consideramos que todo médico que atua em Ultrassonografia deva buscar qualificações que honrem não apenas seu currículo, mas seu trabalho qualificado no atendimento à população.
Ressaltamos que a Prova de Habilitação não irá proporcionar o Título de Especialista e nem Certificado de Área de Atuação ao profissional médico para fins de registro perante o Conselho Regional de Medicina no Estado onde atue, mas o certificará da habilitação para o exercício de suas funções de médico ultrassonografista e enriquecerá sobremaneira seu currículo profissional.


Comissão de Provas da SBUS