Dia histórico para a Ultrassonografia brasileira: SBUS e CBR celebram convênio referente às titulações médicas da Ultrassonografia no Brasil

No dia 16 de novembro, a Sociedade Brasileira de Ultrassonografia e o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, com a anuência do Conselho Federal de Medicina e da Associação Médica Brasileira, assinaram um convênio referente às titulações da Ultrassonografia.

A partir de agora, as entidades médicas caminharão juntas, inclusive na realização de uma Prova de Habilitação única e anual. “Os associados que fizerem esta prova e forem aprovados terão seus títulos reconhecidos e registrados nos Conselhos Regionais de Medicina”, afirma Dr. Rui Gilberto Ferreira, presidente da SBUS. “Aqueles que realizaram a Prova de Habilitação da SBUS anteriormente, poderão oportunamente ter os seus títulos reconhecidos mediante a sua participação e aprovação no exame de suficiência/prova especial do CBR/AMB”, complementa.

De acordo com Dr. Rui Gilberto Ferreira, apesar da autonomia de cada entidade, o objetivo é lutar, em união, pelos interesses da classe, no que diz respeito à educação continuada, regulamentação do ensino médico da ultrassonografia e defesa de classe. “Este acordo firmado hoje é a celebração da luta incansável de todos pelo reconhecimento da Ultrassonografia brasileira como uma área de atuação, dando a oportunidade ao médico ultrassonografista de ter seu título reconhecido”, declara.