Vice-presidente da SBUS participa como professor convidado de conferência internacional de telemedicina realizado em São Paulo

Inédito no país, o Global Summit reuniu especialistas internacionais para compartilhar experiências sobre o uso da tecnologia médica à distância

 

O vice-presidente da SBUS, Dr. Adilson Cunha Ferreira, MD, MSc, PhD, ministrou palestra representando a área da ultrassonografia no “Global Summit Telemedicine & Digital Health”, evento internacional realizado pela primeira vez no Brasil e promovido pela Associação Paulista de Medicina, com o objetivo de refletir sobre a Saúde Digital e o futuro da Telemedicina no Brasil e no mundo.

Realizado no período de 3 a 6 de abril, o Global Summit  foi o maior evento de telemedicina e saúde digital já promovido na América Latina. Durante os quatro dias de evento, mais de 120 palestrantes e 1.500 participantes de 13 países discutiram o panorama da área no Brasil, abrangendo desde a regulamentação da prática no país até tópicos contemporâneos como a medicina exponencial e nanotecnologia aplicada à saúde.

Dr. Adilson Cunha Ferreira é ultrassonografista com mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Universidade de Melbourne, na Austrália. Ele compartilhou seu conhecimento para o painel de discussão “Telemedicina Nas Especialidades Médicas”. Sua apresentação abordou os aspectos metodológicos, o histórico no Brasil e o papel da formação do médico ultrassongrafista.

“A utilização da teleultrassonografia é um grande avanço, permitindo o acesso a pacientes que vivem em áreas de vazios assistenciais, bem como na formação dos novos ultrassonografistas que entram no mercado. O evento foi coroado por uma organização logística impecável e a participação de professores internacionais de grande reconhecimento científico e acadêmico”, destaca Dr. Adilson. De acordo com ele, a ultrassonografia é um dos métodos diagnósticos por imagem mais utilizados no mundo.

“A história da formação em diagnóstico por imagem vive hoje um tempo de balanço, onde saímos da Radiologia para Diagnósticos por Imagem. A passos largos já estamos na fase da Terapêutica e Procedimentos Invasivos, cada dia mais corriqueiros. A ‘nova era’ dessa área de atuação envolve constante troca de conhecimentos e atualização. Para alicerçar a formação dos ingressos nessa área e aprimoramento dos atuantes é necessário reforçar, discutir, investigar e produzir trocas de conhecimento e experiências que auxiliarão a consolidar nossa atuação. A TELEECOGRAFIA e a TELEULTRASSONOGRAFIA serão, nesse processo, indispensáveis”, finaliza.

 

*Com informações de APUS e Conceito Comunicação