APBUS dribla paralisação dos caminhoneiros e realiza congresso de sucesso

Apesar da greve nacional que paralisou o país, mais de 160 ultrassonografistas do Brasil se reuniram entre os dias 25 e 26 de maio, para o VII Congresso da Associação Paraibana de Ultrassonografia (APBUS), realizado no Centro de Convenções do Hotel Garden em Campina Grande, Paraíba. O encontro, cadastrado no CNA, manteve sua tradição na apresentação de trabalhos científicos com ISSN e publicação em ANAIS.

Por videoconferência, o presidente da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia, Rui Gilberto, realizou a abertura, seguido dos comentários do diretor-financeiro da SBUS, Waldemar Naves do Amaral sobre o livro Tratado de Ultrassonografia, de sua autoria e do presidente da APBUS, Antonio Gadelha da Costa, oficialmente lançado no último congresso brasileiro.

De acordo com Antonio Gadelha, os professores convidados abrilhantaram o evento com palestras que encantaram os congressistas. “Dentre essas, destacamos temas como elastografia hepática, ultrassonografia e Doppler em medicina interna e pequenas partes, como também ultrassonografia e Doppler em ginecologia e obstetrícia”, ressaltou.

Em nome da Associação paraibana de USG, ele agradeceu ao palestrante, Valdair Muglia da USP de Ribeirão Preto, que enfrentou grandes dificuldades de acesso para estar no evento. Ele ainda destacou as brilhantes apresentações do presidente da Federada da Bahia, Sérgio Matos, com temas em ultrassonografia em obstetrícia e tutorial em ultrassonografia fetal.  Destaque, ainda, para atualização com o tema elastografia hepática, apresentado por José Eymard. A professora Adriana Melo mostrou as últimas atualizações sobre a Síndrome da Zika Fetal.

Também estavam presentes os professores Cláudio Sérgio e Maria Amélia, que fazem parte da diretoria da APBUS. Eles falaram sobre os critérios ecográficos das massas anexiais e ultrassonografia morfológica fetal. Na oportunidade, foi apresentada a diretoria da APBUS.

Pela primeira vez, houve a participação de quatro empresas que vendem equipamentos ultrassonográficos: Samsung, GE, Philips e Canon. “Agradecimentos especiais aos patrocinadores do evento”, afirma Antonio Gadelha.

Foram realizados sorteios para o Congresso Brasileiro de Ultrassonografia e para a Jornada de Ultrassonografia da Bahia. Também foram sorteados livros da série SBUS.